UE adia entrada<br>em Schengen

Bul­gária e Ro­ménia não po­derão aderir ao es­paço Schengen no final de Março, como es­tava ini­ci­al­mente pre­visto, se­gundo no­ti­ciou, dia 7, a agência AFP, ci­tando fontes da Co­missão Eu­ro­peia.

Pouco de­pois de a França e Ale­manha terem exi­gido a sus­pensão da en­trada da­queles dois países no es­paço sem fron­teiras, o exe­cu­tivo co­mu­ni­tário fez saber por fontes anó­nimas que, de facto, «a adesão em Março é im­pos­sível. O re­la­tório de ava­li­ação sobre o con­trolo da Bul­gária sobre a sua fron­teira com a Tur­quia é ne­ga­tivo. E não po­demos ad­mitir a Ro­ménia sem a Bul­gária».

A de­cisão final será anun­ciada ofi­ci­al­mente no dia 24 de Fe­ve­reiro pelos países da União Eu­ro­peia (UE).

O es­paço Schengen é in­te­grado por 25 es­tados-mem­bros, dos quais 22 da UE, a Suécia, No­ruega e Is­lândia, abran­gendo uma po­pu­lação de mais de 400 mi­lhões de pes­soas.



Mais artigos de: Breves Europa

Comércio<br>cai a pique

O comércio a retalho diminuiu em Novembro 0,6 por cento na zona euro e 0,4 por cento na União Europeia, face a Outubro. Portugal registou a maior quebra com 4,2 por cento, seguindo-se a Lituânia, com menos 1,9 por cento, e a Bulgária com uma descida de 1,5 por cento. A categoria...

Trabalhista<br>condenado por <br>gastos abusivos

O antigo deputado trabalhista britânico, David Chaytor, foi condenado, dia 7, a 18 meses de prisão por ter apresentado despesas fraudulentas no valor de 20 mil libras (23 900 euros). Em concreto, Chaytor foi reembolsado por gastos nunca efectuados com a manutenção de equipamento...